Organizados e Unidos Somos Fortes

Organizados e Unidos Somos Fortes
Cariocas rebelados em 1904

domingo, 23 de setembro de 2012

Crônicas & Crônicas

Por que apóio a Canalha?


Eles estão aí faz um bom tempo. Ora são do governo, ora da oposição. Fazem tramóias com empresários, superfaturando tudo, desde a merenda escolar ao equipamento do hospital, nada escapa a sanha da Canalha.
Sei muito bem disso tudo e não só pelo noticiário. Fico sabendo pela escola do meu filho, carente de recursos, com professores mal pagos e a carga horária reduzida, afinal, educar não é prioridade.
Tomo conhecimento no posto de saúde, na fila lenta do atendimento, vamos do posto para o hospital, não tem vaga, não tem exame, falta medicamento, volta para a casa, tenta amanhã se ainda der tempo.
Ninguém precisa me falar, sinto na pele a desgraça do transporte, superlotado e demorado, deve ser para isso que foi privatizado. Meu vizinho vai de carro, agora é um bacana, a máquina dele consegue correr até 200 km por hora, mas no trânsito engarrafado fica mesmo abaixo dos 40 e olhe lá, mais um pobre coitado.
Nas ruas ando inseguro, em casa me tranco, quando saco qualquer mixaria no caixa eletrônico fico em alerta total. Desconfiamos da própria sombra, temos medo até do vizinho, deve ser a tal síndrome do pânico. Nada a ver com bandidos, traficantes, milícias e “polícias”.
Ainda assim, sabendo e sofrendo, vou como gado para o matadouro. Vejo a propaganda na TV, olho a placa do candidato. Nada do que eu vivo é real, deve ser um pesadelo. Acredito na ladainha e na promessa. Moço bonito e bem falante vai resolver tudo num instante.
Passada a eleição vejo que tudo continua igual ou pior e digo espantado comigo mesmo, eu votei neles! Mas espera aí, não tenho nada a ver com isso. É tudo culpa dessa Canalha!






sábado, 8 de setembro de 2012

Povo Marcado

A linha dois do Metrô Carioca é um dos principais meios de transporte do subúrbio, sai da Pavuna, onde recebe os passageiros oriundos dos municípios da baixada fluminense, atravessando depois a zona norte em direção ao Centro e Botafogo. Ao longo desse trajeto, vai recebendo passageiros dos bairros do entorno das estações e milhares de outros trazidos por ônibus e vans, o resultado é superlotação diária.


Flagrante do sufoco diário na linha dois do Metrô Rio

A concentração de todo o fluxo em apenas duas linhas, sendo que a linha um é quase um prolongamento da linha dois em direção a zona sul da cidade, resulta nessa barbaridade que é o Metrô do Rio de Janeiro nos horários de pico. A falta de uma malha de transportes sobre trilhos, muito mais rápido, eficiente e econômico do que o transporte rodoviário, coloca os trabalhadores em condições piores do que o gado transportado para os matadouros.

Os donos da concessão querem é cada vez mais lucro, ou seja, quanto mais passageiro apertado melhor para eles. O governo estadual, que pelo menos deveria fiscalizar, faz vista grossa e deixa o barco correr. Afinal são esses mesmos grupos empresariais que vão financiar as campanhas eleitorais milionárias dos nossos digníssimos governantes.

Assim, vamos seguindo, entra eleição, sai eleição, entra ladrão, sai ladrão. A novela continua no próximo horário eleitoral, até o dia do estouro da boiada!